Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

06 de junho: São Norberto, Bispo e Confessor

06 de junho

São Norberto, Bispo e Confessor


.

Nasceu em Xanten, Alemanha, filho do Conde Heriberto de Genes e Hedwigs de Guise e tornou-se um subdiácono em Xanten e viveu uma vida mundana nas cortes do Arcebispo Frederico I de Colonha e do Imperador Henry V ( 1106-1125). Ele evitou ser ordenado e declinou o posto de Bispo de Cambrai em 1113, mas em 1115 ele teve uma total e completa conversão após ter tido  uma  visão e ouvir uma anunciação divina e ser salvo milagrosamente em uma tempestade. Retirando-se para a Abadia de Siegburg, perto de Colonha onde ficou sob a direção espiritual do Abade Cuno.  Ordenado, ele adotou uma vida monástica e retornou a Xanten onde ele fez reformas no clero. Os seus colegas não ficaram satisfeitos com suas austeras reformas e no Sínodo de Fritzlar em 1118  eles o acusaram de fazer inovações e modificações impróprias. Norberto renunciou ao seu ofício e foi ao Papa Gelasius II (1118-1119), o qual estava em Languedoc na época, e dele recebeu a permissão para pregar onde quisesse. Ele passou a fazer uma pregação itinerante no norte da França e logo ganhou reputação pela sua  eloquência e pelos seus milagres. Em 1120 ele recebeu  certa propriedade de Bartolomeo, Bispo de Laon e com 13 seguidores usaram a terra para estabelecer a Ordem do Pre-monastério do Vale de Premonté, sob a Regra de Santo Agostinho. Em um ano o numero de monges passou para 40 e logo várias outras casas foram fundadas, devido  em grande parte, as pregações de São Norberto através da França, Bélgica e Alemanha.

O reconhecimento da nova Ordem foi feito pelo Papa Honorius II (1124-1130) e no mesmo ano Norberto foi indicado Bispo de  Magdeburgo.

Trazendo austeras reformas e zelo a sua Sé, São Norberto sofreu grande oposição do lideres seculares e clérigos (os quais ressentiam os seus esforços de reclamar propriedades alienadas). Ele sobreviveu a varias tentativas de assassinato. Como ele era o conselheiro do Imperador Lothair II, Rei e Imperador da Alemanha (1125-1137), ele acompanhou o Rei a uma visita a Roma em 1132 e relatou pessoalmente tudo que acontecia ao  Papa Inocencio II,  que  premiou a sua fidelidade estendendo sua jurisdição até a Polônia. O Rei Lothair o nomeou Chanceler da Itália. Ele pode então trabalhar para renovar  toda a área sob a sua jurisdição e assim o fez, e seu trabalho na reforma da Igreja é reconhecido até hoje. Na verdade tanto trabalhou que  acabou vindo a falecer de exaustão, em 6 de junho de 1134 em Magdeburg, Alemanha. Suas relíquias estão em Praga.

Foi canonizado em 1582 pelo Papa Gregório XIII.

Sua festa é celebrada no dia 6 de junho.

Visto em: http://www.cademeusanto.com.br/sao_norberto.htm.


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA