Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Receita para Sexta-Feira

Amanhã é sexta-feira, e aqui tem uma opção para uma alimentação sem carne, encontrada no blog As Minhas Receitas, que sempre traz receitas interessantes para o dia-a-dia. Vale a visita ao blog e fica aqui a sugestão de receita, sem esquecermos que o jejum e a abstinência são penitências e, como diz meu marido, onde está a penitência ao substituir a carne por aquela bacalhoada super incrementada?

Um adendo: sendo ou não dia de jejum/abstinência, é pecado não comer carne e preferir uma outra opção alimentícia? Mas não se preocupe, hoje, (não) por acaso é dia de abstinência de carne!

GdA

Pastelão de Ovos com Brócolos e Alho Francês

 

clique na imagem para ampliá-la
Os meus avós continuam a trazer-me legumes da sua horta. Agora chegam cá a casa alhos franceses, couves, brócolos, nabos e grelos de nabo. Mas chegam mais depressa que nós os conseguimos comer. Ou seja, comemos sopa que leva alho francês, nabo e couve entre outras coisas. E comemos seja lá o que for o jantar ou o almoço acompanhado de grelos ou brócolos ou então lá sai uma receita de carne ou peixe com os grelos e os brócolos. E quando eu penso que consegui arranjar espaço no frigorífico, e que já comemos quase todos os legumes, lá chega mais um cestinho com brócolos, alho francês , couves, grelos e nabos. E não, não me estou a queixar, mas os meus avós esquecem-se que nós só somos dois e enviam quantidade que dava pelo menos para o dobro. Algumas coisas congelam-se para mais tarde, mas a maioria vai-se comendo e vai fazendo parte das refeições cá de casa, como este pastelão comido num dia livre de carne...Porque já se sabe que cá em casa nada se desperdiça!

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de brócolos
1 alho francês médio
4 ovos grandes
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de natas ou leite

Preparação:

Coza os brócolos em água temperada de sal até estarem tenros. Entretanto corte o alho francês em rodelas não muito finas e lave-o bem. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um pouco de azeite e junte as rodelas de alho francês deixando saltear. Acrescente o alho bem picado, e tempere de sal e pimenta. Junte os brócolos já cozidos e deixe saltear tudo envolvendo bem.
Entretanto bata os ovos com as natas ou o leite e uma pitada de sal. Acrescente à mistura de legumes e deixe cozinhar em lume brando. Ao fim de alguns minutos, vire o pastelão com a ajuda de um prato e volte a colocar na frigideira deixando cozinhar também do outro lado.
Sirva acompanhado com arroz branco e uma salada de tomate para uma refeição simples e para levar para o trabalho faça uma sandes com pão de cereais e umas folhas de alface.

Bom Apetite! 

Leitores