Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

Segundo Domingo do Advento

DOMINICA SECUNDA ADVENTUS




Intróito. Is. 30, 30.  Povo de Sião, eis que o Senhor virá salvar as nações; e o Senhor fará ouvir a glória da sua voz na alegria do vosso coração. Sl. Guia de Israel, atende; tu que conduzes José, como uma ovelha. V.Glória ao Pai.

Coleta – Excitai, Senhor, os nossos corações a preparar os caminhos do vosso único Filho, para que, por sua vinda, mereçamos servir-Vos com espíritos purificados. Ele que sendo Deus, conVosco vive e reina.

Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Romanos 15, 4 -13. Irmãos: Tudo o que está escrito; a fim de que, pela paciência e consolação tiramos das Escrituras, tenhamos esperança. O Deus da paciência e da consolação vos conceda ter uns para com os outros os mesmos sentimentos segundo Jesus Cristo, para que, unânimes, a uníssono glorifiqueis a Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, acolhei uns aos outros, como também Cristo vos acolheu para glória de Deus. Digo, pois, que Jesus Cristo foi o ministro dos circuncidados, a fim de mostrar a veracidade de Deus, para confirmar as promessas feitas a nossos pais; e que os Gentios glorificam a Deus pela misericórdia, como está escrito: Por isto eu te louvarei, Senhor, entre as gentes e entoarei cânticos de louvor ao teu nome. E novamente diz: Alegrai-vos, ó nações, como povo de Deus. E noutro lugar: Nações, louvai todos ao Senhor; povos, engrandecei-O todos. E Isaías também diz: Sairá a raiz de Jessé, e naquele que se levantar para governar as nações esperarão os Gentios. O Deus, pois, da esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança e na virtude do Espírito Santo.

Gradual. - Sl. 49, 2 – 3 e 5. – De Sião, cheia de beleza, Deus se mostrará em seu esplendor. V. Reuni-Lhe os seus Santos, os quais sobre os sacrifícios contraiam aliança com Ele.

Aleluia, aleluia. v. Sl. 121, 1. V. Alegrei-me no que me foi dito: Iremos para a casa do Senhor. Aleluia.
? Seqüência do S. Evangelho segundo S. Mateus 11, 2 - 10. Naquele tempo: Estando João no cárcere e ouvindo as obras de Cristo, enviou dois de seus discípulos a dizer-Lhe: És Tu aquele que há-de-vir, ou devemos esperar outro? E respondendo, Jesus disse-lhes: Ide, e contai a João o que ouvistes e vistes. Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados. E bem-aventurado aquele que não encontrar em mim motivo de escândalo. E, tendo eles partido, começou Jesus a falar de João às turbas: Que fostes vós ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas delicadas? Mas os que vestem roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Então que fostes ver? Um Profeta? Sim, vos digo Eu, e aina mais que profeta. Porque este é aquele de quem está escrito: Eis que Eu envio o meu Anjo adiante de ti, o qual preparará o teu caminho.
Ofertório. Sl. 84, 7 - 8. – Ó Deus, voltado para nós, dar-nos-ás de novo a vida e o teu povo se alegrará em Ti. Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação.
Secreta – Aplacai-Vos, Senhor, nós Vo-lo pedimos, com as preces e sacrifícios da nossa humildade, e já que não podemos apresentar-Vos nenhum mérito próprio, socorrei-nos Vós com a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Santíssima Trindade

Comunhão. Bar 5,5; 4, 36. – Levanta-te, Jerusalém, e pôe-te em lugar elevado, e vê a alegria que te vem do teu Deus.
Depois da comunhão. – Saciados com alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, com a participação deste mistério, nos ensineis a desprezar as coisas terrenas e a amar as celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Todas as Missas do Ano Litúrgico Tridentino: Cristus Rex


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Leitores