Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Novena do Enxovalzinho do Menino Jesus

O ENXOVALZINHO DE MENINO JESUS 

ATOS DE DEVOÇÃO PELA NOVENA DO SANTO NATAL

 


I dia - O BERCINHO



Prepararei um confortável berço ao Deus Menino, com atos de profunda humildade: nunca uma palavra em meu louvor, nunca um pensamento favorecido pela soberba satisfação, não desculparei a mim mesmo, não teimarei em defender a minha opinião, não inventarei pretextos para salvar o meu amor próprio. Repetirei o tempo todo aquela frase que formou muitos santos: "Do zero para cima, tudo é de Deus - do zero para baixo, sou exatamente eu". O meu coração se tornará, assim, um berço macio, no qual o Santo Menino se deitará feliz.


Jaculatória


Como és belo, doce Menininho,
Mesmo deitado entre o boi e o burrinho!
Mas vou fazer-te mais belo e mais elegante,
Se em mim vier descansar-te.



******


II dia - A CAMISOLINHA




A candura da mente, a pureza do coração, a modéstia dos atos exteriores representarão para o Menino Jesus uma macia e cândida camisa. Por isso, evitarei hoje todo pecado venial percebido.

Jaculatória


Pecado feio, mais não te quero,
Porque ao meu Jesus faz cair no choro!


******


III Dia - O COLCHÃOZINHO




A amabilidade no rosto, na palavra, no olhar e no sorriso, a serena calma nos encontros e desencontros da vida, o cuidado de ver em tudo o lado belo e bom, e de infundir em cada coração alegria e paz, formarão para o Petiz de Belém um sedoso colchãozinho de celeste macieza. Hoje, suportarei em paz cada áspero e duro acontecimento.


Jaculatória


Hoje, quero mesmo atento estar,
Para Tua Mãe, de mim, contente ficar.
E, então, estarei certo que Tu também,
ó meu pequeno Jesus, me quererás bem!



******


IV Dia - A TOQUINHA




Para cobrir a cabecinha adorada de Jesus Menino, terei em minha mente apenas pensamentos celestes, afastarei prontamente todo inútil fantasma e vigiarei a pureza de cada intenção, esforçando-me de dar a cada ato, mesmo o mais ínfimo, um fim sobrenatural e santo. Ao cobrir a cabeça de Jesus, pedir-lhe-ei um olhar de misericórdia para os pobres pecadores e lhe consagrarei todo o meu coração.

Jaculatória
Dai-me, ó Maria, na Hóstia do amor
O Divino Petiz do meu coração.


******


V Dia - O TRAVESSEIRINHO DE PLUMAS





Hoje, voarei leve como pluma ao primeiro aceno da obediência e cumprirei com cuidadosa precisão os meus deveres, mesmo que sejam repugnantes para as minhas tendências e os meus desejos. Não terei, hoje, nenhuma hesitação nem discutirei as ordens que eu receber: sorrirei generosamente ao sacrifício, a fim de que o Santo Menino durma sonhos imperturbados e serenos sobre a suave pluma de meu dom de amor.

Jaculatória

Ó doce Petiz, minha esperança,
Do meu coração expulsa a indiferença.




******


VI Dia - AS FRALDAS




Para preparar belas fraldas ao infante Divino, farei um esforço para vigiar a minha língua, evitando palavras ociosas, conversas amargas e profanas, e aquela frívola loquacidade que é o túmulo da vida interior. Hoje, calar-me-ei, sobretudo, nos momentos mais difíceis, nas reprimendas não merecidas, imolando as minhas razões no meu amável Jesus, que se fez silêncio por amor.

Jaculatória

O caro, santo silêncio de ouro
quero guardar como um tesouro.




******


VII Dia - OS LENÇÓIS 




Cobrirei afetusoamente o Santo Menino com os lençóis macios da devoção; olharei sempre para Ele, estudarei, trabalharei, me divertirei sob o olhar de Jesus, me mortificarei por Jesus, a Ele elevarei perenemente o cântico da piedade, com frequentes jaculatórias e comunhões espirituais. A cada hora, o meu pensamento irá a Jesus e Maria e vice-versa, para que toda a minha vida se conforme às Suas virtudes.

Jaculatória

Com minhas florzinhas e minhas ervinhas
Vou perfurmar-Te os frios lençoizinhos,
Ó caro Menininho da alma minha,
Suprema doçura e poesia minha!



******


VIII Dia - O COBERTORZINHO




Generosa mortificação da mente, do coração e do corpo bordará o cobertorzinho do Infante Jesus: a lembrança dEle inocente e imolado à Justiça Divina por causa dos meus pecados, me deixará atento e livre de sacrificar a natureza às exigências da reparação. Direi sempre 'sim' a Jesus e 'não' a mim mesmo, e transformarei cada espinho da vida em uma rosa de amor, que despetalarei aos pés da santa colina para fazer Jesus sorrir.
Jaculatória

Aqui são espinhos todas as coisas,
Somente com Deus desabrocham as rosas!

******


IX Dia - O LENCINHO





Completarei o enxoval de Jesus com um lencinho cuidadosamente bordado, que servirá para enxugar as Suas primeiras lágrimas. Jesus chora porque não é amado. Portanto, hoje, terei o cuidado de fazer cada ação por puro amor, não por cálculos humanos ou vantagem pessoal, mas apenas para consolá-Lo e dar alegrias a Seu Coração. Aprenderei a sofrer interiormente em silêncio sem cessar de sorrir.

Jaculatória

O mundo todo conduzir a Ti eu gostaria,
Ó sol esplendido dos olhos meus,
Gostaria que todos no Paraíso
Provassem um belo dia de Teu sorriso.






 

 Oferecimento do Enxovalzinho a Jesus pelas mãos de Maria




Santíssima Virgem, o pequeno pacote que desejo apresentar ao Menino Jesus está pronto na pobre cela de meu coração, mas é tão imperfeito que não tenho a coragem de lho oferecer. Tu, que com tuas delicadíssimas mãos maternas preparaste para Jesus um cândido enxovalzinho perfumado de Paraíso, debruça-te sobre meu pobre trabalho, purifica-o com teu olhar, inflamá-o com as batidas de Teu Coração Imaculado, para que possa ser aceito pelo pequeno Jesus, e Ele venha a nascer no meu coração, onde proponho guardá-Lo e amá-Lo como único tesouro. 

Pelas Tuas mãos, dulcíssima Maria,
Terei a Jesus, delícia e vida minha!

Fonte: Cartantica
Tradução e adaptação: Giulia d'Amore di Ugento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores