Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2009

Domingo de Ramos

Amanhã é Domingo de Ramos; preparação para a Santa Páscoa. Não tenho muito a acrescentar desde a última Páscoa. Infelizmente.

Do propósito de melhorar um defeito por ano... devo confessar que não me dediquei o suficiente. Pouco me lembrei disto. Essa minha humanidade é meu maior problema e minha melhor desculpa. Essa, aliás, tem sido a desculpa de muitos...

"Somos humanos!", e isso justifica tudo, como se o que importasse fosse a justificação... Quão tolos somos afinal.

Fiquei sabendo esta semana um horror que houve no interior de meu Estado, no banheiro de uma escola 9 meninos de aproximadamente 9 anos violentaram um "amiguinho" de 6... Quanto horror nisso. Por muitos motivos. A idade dos envolvidos, a crueldade do fato em si, as consequências, a humanidade... Que solução pode se dar a isso? Que futuro esperamos ver em crianças que aos nove anos já praticam atos tão cruéis, vergonhosos e indesculpáveis. Sim, porque, se alguém quiser justificar isso, merece ser apedrejado em praça pública. Prática, aliás, que precisava ser restabelecida, talvez a impunidade não seria tanta, e isso acabaria por si só. 

Eu vejo neste ato insano, além de crueldade e a óbvia violência, eu vejo ódio e completa ausência de compaixão. Se não do primeiro deles, do último que abusou da vítima... Esse menino em particular, após ver todos aquele horror, repetidas vezes, não se apiedou da vítima. Nem sei se é esse o mais cruel ou o primeiro. E que importância tem quem é o mais cruel se todos participaram disso?

Por que crianças de nove anos se interessam e praticam sexo?

Amizade, compaixão, lealdade, amor, inocência e bondade são valores que esses meninos desconhecem completamente.

Provavelmente, quer se discutir de quem é a culpa. Dos pais, da sociedade, da escola, da TV... o que importa? Alguém será responsabilizado após essa discussão esdrúxula? Não, então... esquece. Até porque se as respectivas família não os puniram devidamente o que nos resta? Aguentar um futuro de violência e dor que serão espalhados por esses meninos.

Mas não me venha a dizer que eles são vítimas também, porque não o são. Aqui e agora, por esse fato, eles são réus e mereceriam ser presos como adultos, porque como adultos agiram, uma vez que não é próprio de crianças fazer isso. Não mataram um passarinho, não picharam o muro da Igreja, não quebraram um vidraça, não roubaram goiabas da árvore do vizinho... Eles violentaram um "amigo", de seis anos. Cruelmente.

Onde há humanidade nisso?

Enfim. Amanhã é um dia santo e particularmente santo. Jesus entra triunfalmente em Jerusalém. Se essas crianças estivessem entre os bancos de uma escola dominical, da catequese ou da Santa Missa teriam poucas chances de fazer o que fizeram. Quando você preenche a vida de alguém com valores e princípios, dificilmente sairá algo ruim disso.

Um bom Domingo de Ramos a todos. A paz de Deus para a família da vítima.

Giulia d'Amore di Ugento

Leitores