Pesquisar este blog

domingo, 14 de dezembro de 2014

CORES LITÚRGICAS. III Domingo do Advento

CORES LITÚRGICAS. III Domingo do Advento


No Advento a cor litúrgica é o roxo, que é usado desde as I Vésperas do I Domingo do Advento até a última missa que antecede a da Noite de Natal. Nesse período, só é usada outra cor para festas e solenidades como a Imaculada Conceição (branco) e o III Domingo do Advento (Gaudete), quando, à semelhança do IV Domingo da Quaresma (Laetare), se usa o rosa, que é uma cor intermediária entre o roxo (Quaresma e Advento) e o branco (Natal e Páscoa), e representa a alegria que se aproxima. 

A Igreja pós-conciliar tem proposto, em sua sanha de desfigurar a Liturgia, que, no Advento, se substitua a cor roxa por outra mais alegre, como o rosa ou o lilás, com o pretexto de que o Advento é um período de alegria para a Igreja.


ROSA. É fato que o roxo se relaciona tanto com a penitência quaresmal, quanto com a sobriedade e preparação próprios do tempo do Advento. De mais a mais, o rosa já tem seu lugar na Liturgia, como já dito acima, no Domingo Gaudete e no Domingo Laetare. Estender o seu uso para todo o período do Advento tiraria o sentido e a razão destes dois domingos, que possuem sua própria liturgia e marcam os dias de júbilo dentro de tempos particularmente sóbrios.  

LILÁS. Os modernistas defendem o lilás para preservar os domingos de rosa, e viria como uma cor intermediária entre o rosa e o roxo. Sobre isso:

1) uma vez que o rosa é cor intermediária entre roxo e branco, a confusão gerada por tanto "intermediarismo" nas cores já seria um bom motivo para não utilizá-lo. 

2) o lilás não é cor do Rito Romano e sua introdução nos paramentos litúrgicos constituiria um abuso grave, tão grave quanto o uso do laranja

3) trata-se de um artificialismo; os fiéis não relacionam o lilás com preparação para o Natal, mas o roxo. 

Para concluir, se alguma paróquia precisa realmente da invenção de uma cor litúrgica criada ex nihil para entender que Quaresma não é Advento, essa pobre comunidade necessita, urgentemente, de uma boa catequese litúrgica. 


Fontes:
  • http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2010/12/cor-liturgica-rosa.html. 
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Cores_litúrgicas_na_Igreja_Católica_Apostólica_Romana.
  • http://www.salvemaliturgia.com/2010/11/as-cores-liturgicas-do-advento.html
     
 
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA