Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de março de 2015

Os Santos Quarenta Mártires de Sebaste

9 de Março 

Os Santos Quarenta Mártires de Sebaste

http://sacragaleria.blogspot.com/2015/03/os-quarenta-santos-martires-de-sebaste.html
clique para ver mais imagens

Os Santos Quarenta Mártires de Sebaste foram um grupo de soldados romanos martirizados por sua Fé Cristã em 320.

Os santos Mártires foram: Acácio, Aécio, Alexandre, Angias, Atanásio, Caio, Cândido, Chúdio, Cláudio, Cirilo, Domiciano, Domno, Edélcion, Euvico, Eutichio (ou Aglaios), Flávio, Gorgônio, Heliano, Helias, Heráclio, Hesichio, João, Viviano, Leôncio, Lisimacho, Militão, Nicolau, Filoctimão, Prisco, Quirião, Sacerdão, Severiano, Sisínio, Smaragdo, Teódulo, Teófilo, Valente, Valério, Vibiano e Xanteas

 
São Constantino, o Grande, emitiu o “Édito de Milão”, no ano 313, garantindo aos Cristãos a liberdade religiosa. Mas Licínio, seu co-imperador pagão, continuou a perseguir os Cristãos do Oriente, e a expurgá-los de seu próprio exército, temendo motins.


MARTÍRIO

Em 313, o “Édito de Milão” do Santo Imperador Constantino, o Grande, garantiu liberdade de culto aos Cristãos e os tornou iguais aos pagãos diante da lei. Mas o Imperador do Oriente, Licínio, se mostrava ainda disposto a erradicar o Cristianismo do território em que governava.

Licínio preparou seu exército para guerrear contra São Constantino, o Igual aos Apóstolos, e temendo traição resolveu expulsar dele os Cristãos.

Agrícola, comandante militar na cidade armênia de Sebaste, era um fervoroso defensor do Paganismo. Sob seu comando se encontrava uma companhia de quarenta capadócios, valorosos soldados que saíram vitoriosos de incontáveis batalhas. Todos eles eram Cristãos e se recusaram a sacrificar aos ídolos, medida exigida pelas autoridades para que se comprovasse a lealdade ao culto público e idólatra romano. Assim, foram trancafiados por Agrícola.

Na prisão, os soldados se entregaram à oração, e ouviram uma voz que lhes dizia à noite: “Aquele que crer em Mim, ainda que morra, viverá. Sejais corajosos e não temais, e obtereis a coroa da imortalidade”.

Na manhã seguinte, foram de novo levados diante do comandante, que buscou adulá-los a fim de acariciar o orgulho dos soldados e levá-los à APOSTASIA. Mas eles lhe disseram que podiam tirar-lhes as insígnias do exército romano e até a vida, pois nada lhes era mais precioso do que Cristo.

Diante de tal recusa unânime, Agrícola os jogou novamente na prisão. Sete dias depois, o renomado juiz Lícius chegou a Sebaste para levar os soldados Cristãos ao tribunal. Eles se mostravam tão corajosos diante do Martírio como se mostravam anteriormente no campo de batalha. Lícius condenou-os ao apedrejamento, mas as pedras passavam por eles sem lhes causar danos, o que convenceu aos persecutores de que os capadócios eram protegidos por alguma força invisível.

No dia seguinte, a tortura aos Mártires recomeçou, mas eles se mostravam irredutíveis e convictos. Procurando quebrar a vontade dos soldados, os persecutores aproveitaram o inverno e os acompanharam a um lago congelado, próximo à cidade. Na margem do lago, construiu-se uma banheira com água mantida quente, a fim de lhes torturar os sentidos. Um dos soldados não resistiu a isto, e no início da noite entrou na banheira. Imediatamente caiu morto(*). Os demais permaneceram impassíveis, e durante a noite um milagre de Deus tornava o gelo em que foram colocados quente e agradável.  


Um dos militares que vigiava os soldados Cristãos viu o que acontecia e percebeu uma coroa radiante em cima da cabeça de cada um deles. O militar Aglaios, que testemunhava o milagre, contou trinta e nove coroas, o que indicavam que o soldado que adentrara o banho havia perdido a sua. Convencido da verdade da Fé Cristã, acordou os demais guardas, retirou seu uniforme e se declarou Cristão. Com isto se juntou aos Mártires na água congelada, em oração humilde e na busca pela coroa da imortalidade.

Pela manhã, os torturadores se espantaram que os Mártires ainda se encontrassem vivos e que Aglaios estivesse a glorificar Cristo junto deles. Retiraram-nos, então, da água e lhes quebraram as pernas. Depois, jogaram os corpos dos soldados em um carro, todos amontoados, e botaram-lhe fogo. Quando os corpos foram consumidos, seus restos foram atirados novamente às águas para que os Cristãos não mais os encontrassem. Mas três dias depois, o Bispo Pedro de Sebaste foi avisado em um sonho do lugar onde se encontravam os restos mortais dos santos Mártires, e junto a outros sacerdotes deu-lhes um funeral cristão.

(*) “Tende cuidado para não perderdes a coroa marcada pela cruz que vos é dada, se a levardes bem. Se não a carregardes bem, outro o fará e vos arrebatará vossa coroa”. (Extraído da “Carta Circular aos Amigos da Cruz” - São Luis Maria G. de Montfort. AS QUATORZE REGRAS PARA SOFRER À MANEIRA DE JESUS CRISTO – XI – 4º: Ao alto, o céu; embaixo o inferno. Vide: http://farfalline.blogspot.com.br/2013/09/as-quatorze-regras-para-sofrer-maneira_16.html).

Fonte: http://pt.orthodoxwiki.org/Quarenta_M%C3%A1rtires_de_Sebaste.  
Vide também: As Quarenta Mártires de Eracleia, que seriam as esposas dos Mártires de Sebaste: http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2014/11/quarenta-santas-martires-de-eracleia-19.html.
   
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores