Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sâo Cirilo de Alexandria

Dia 9 de fevereiro 

SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA

Bispo, Confessor e Doutor


São Cirilo, Patriarca de Alexandria, sobrinho e sucessor do Patriarca Teófilo, governou a Igreja de Alexandria durante 23 anos. Fechou todas as igrejas novacianas, expulsou da cidade os Judeus, o que lhe importou grave conflito com o governador Orestes.  

Opôs-se com toda a energia à heresia nestoriana: Nestório, Patriarca de Constantinopla, afirmava que em Jesus Cristo havia não somente duas naturezas, mas também duas pessoas; donde concluía que Maria Santíssima era Mãe de Jesus homem e não de Deus. Como visse a heresia se incrementar cada vez mais, Cirilo, conforme o antigo costume da Igreja, dirigiu-se ao Papa Celestino I, que convocou um sínodo em Roma, no qual foi condenada a heresia de Nestório. Encarregado de executar a sentença da excomunhão, Cirilo reuniu em concílio os bispos do Egito e enviou a Nestório a determinação da Santa Sé, e acrescentou dois anátemas do sínodo de Alexandria. Nestório revidou com doze anti-anátemas, assinado por ele e pelos bispos que lhe eram solidários.  


Tendo a controvérsia chegado a este ponto, os imperadores Teodósio II e Valentiniano III houveram por bem convocar o Terceiro Concílio Ecumênico de Éfeso, que se realizou em 431.  Para este Concílio, foram convidados todos os metropolitas, e o Papa mandou como legados seus dois bispos e um sacerdote. Nestório, apesar de três vezes convidado, não compareceu. Dirigiu  o concílio São Cirilo. Estiveram presentes 198 bispos. Foi novamente condenada a heresia, e Nestório excomungado. Os nestorianos, com mais de duzentos bispos, conventos etc., propagaram-se durante 6 séculos; e penetraram na Índia, e na China. Em 1916, havia ainda uns 600 mil nestorianos caldeus, com sede em Bagdá. Ultimamente, estão se convertendo e voltando em massa à Igreja Católica (sic).

São Cirilo figura, pois, na História da Igreja, como o grande e vitorioso defensor do Dogma Mariano que proclama Maria Santíssima Mãe de Deus.  


Muito teve que sofrer ainda das malevolências e agitações dos hereges, aos quais também não deu tréguas. Muito trabalhou pela liberdade e exaltação da Santa Igreja. Numerosos são os seus escritos apologéticos e humanísticos, todos de uma profundeza e clareza tais que causaram a admiração de todos. Como defensor da Fé Católica e luminar da Igreja Oriental, São Cirilo figura entre os grandes Padres orientais da Escola de Alexandria. Faleceu em 444.    



* * *

Sobre a Eucaristia: 

São Cirilo de Alexandria, Padre da Igreja, serve-se de três imagens para ilustrar a fusão de amor com Jesus na Santa Comunhão: “Quem comunga é santificado, divinizado em seu corpo e em sua alma da mesma forma como a água que é colocada sobre o fogo se torna fervente... A Comunhão opera como o fermento mergulhado na farinha: fermenta toda a massa... Da mesma forma que, fundindo juntas duas velas, a cera resultará uma na outra; assim, eu creio, quem se nutre da Carne e do Sangue de Jesus se funde com Ele por tal participação e se encontra sendo ele em Cristo e o Cristo nele”. [http://farfalline.blogspot.com.br/2012/03/da-acao-de-gracas.html]


Sobre São Cirilo no Pale Ideas:

  1. Como surgiu o "Santa Maria, rogai por nós pecadores...": http://farfalline.blogspot.com.br/2014/01/como-surgiu-o-santa-maria-rogai-por-nos.html.
  2. Encíclica Orientalis Ecclesiae, de Pap Pio XII: http://farfalline.blogspot.com.br/2014/04/papa-pio-xii-orientalis-ecclesiae-sobre.html
  3. São Cirilo de Alexandria: Discurso pronunciado no Concílio de Éfeso sobre Maria: http://farfalline.blogspot.com.br/2011/06/salve-maria-mae-de-deus-o-brado-do-sec.html
  4. 11 de Outubro - Festa da Maternidade da Santíssima Virgem Maria: http://farfalline.blogspot.com.br/2014/10/maternidade-divina-de-Maria.html.
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores