Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

24 de janeiro - Nossa Senhora da Paz

Nossa Senhora da Paz






* Esta é a Nossa Senhora da Paz, 


O título de Senhora da Paz surgiu no final do século XI, na cidade de Toledo, Espanha. Mas a história dessa data começou no século VII, com a consagração da Catedral de Toledo à Santíssima Virgem. 

Segundo antiga tradição, isto se deve à Santo Ildefonso, fervoroso devoto mariano. Seus pais pediram a intercessão da Virgem Maria para que Deus os abençoassem com um filho. Ordenado Padre, ele foi eleito Bispo de Toledo e unificou a liturgia da Espanha. Escreveu muitas obras e tratados importantes, especialmente sobre a Virgem Maria, o que lhe valeu o título de: "o capelão e fiel notário da Virgem". Participou do X Concílio de Toledo, onde se estabeleceu e fixou a Festa de Nossa Senhora da Esperança, oito dias antes da Natividade de Jesus


Santo Idelfonso recebendo a casula
Sebastian Murillo
A tradição narra que, numa noite da véspera dessa celebração, já Bispo de Toledo, Santo Ildefonso teve uma visão da Virgem Maria na Catedral. Ele viu a Mãe de Deus, descida do Céu, sentada no seu trono episcopal. Ouviu Sua doce voz chamar o seu nome. Ele se aproximou e, ajoelhado aos seus pés, recebeu um rico paramento em agradecimento à devoção que o fiel servidor de Cristo lhe dedicava. Depois, suavemente desapareceu. 

Após a morte de Santo Ildefonso, foi decretada a comemoração da visão da Virgem Maria na Catedral de Toledo, um dia após a festa do Santo. Desde então, no dia 24 de janeiro, a cidade de Toledo passou a festejar a visita da Virgem Santíssima na Catedral.  

A partir de 1085, a celebração mudou para Festa de Nossa Senhora da Paz, como acontece até hoje. Nesse ano, o rei Afonso IV reconquistou dos árabes muçulmanos a cidade de Toledo. O rei assinou o tratado de paz, mas os muçulmanos ficaram com a antiga Catedral dos cristãos, já transformada em mesquita, para seus cultos. Depois disso, o rei foi para Castela, deixando em Toledo sua esposa, a rainha Constança e o Bispo eleito. Quando souberam que a Catedral não seria devolvida, a rainha e o Bispo lideraram a invasão da Catedral com os súditos cristãos armados e expulsaram os infiéis. O rei foi avisado e voltou para Toledo disposto e castigar todos os que desrespeitaram sua decisão. Os cristãos saíram em procissão pelas ruas, vestindo luto, implorando auxílio da Virgem Maria, para clemência do rei. A rainha, o Bispo e os súditos que permaneceram na Catedral rezavam de joelhos diante da imagem da Mãe de Deus para que a paz fosse alcançada e que a casa de Deus não voltasse a ser profanada. Os muçulmanos perceberam o perigo que seria manter seus cultos na antiga Catedral cristã e foram ao rei para pedir perdão e devolvê-la. Assim, ele perdoou a rainha, o Bispo e todos os súditos. Os cristãos saíram novamente em procissão, vestidos de branco, rezando pela vida longa do casal real e agradecendo a intercessão da Virgem Maria.  



Imagem de Nossa Senhor da Paz de Toledo
A seus pés a lua islâmica.


A Catedral foi restaurada no dia 24 de janeiro, com a realização das solenidades em honra da Santíssima Virgem e pela paz restabelecida. Surgiu, assim, a devoção com o título de Nossa Senhora da Paz, celebrada nessa data. A festa foi integrada ao calendário litúrgico, em 1369 e a nova invocação mariana se propagou por toda Espanha. Nossa Senhora da Paz foi declarada Padroeira Perpétua da cidade de Ronda. Com o tempo a devoção se difundiu na América hispânica.  

Fonte: Paulinas. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores