31 de Julho
Santo Inácio de Loyola
clique para ver mais imagens |
Em 1506, a família Lopez de Loyola estava a serviço de João Velásquez de C., tesoureiro do reino de Castela, do qual era aparentada. No ano seguinte, Iñigo tornou-se pagem e cortesão no castelo desse senhor. Lá, aprimorou sua cultura, fez-se um exímio cavaleiro e tomou gosto pelas aventuras militares. Era um homem que valorizava mais o orgulho do que a luxúria.
Dez anos depois, em 1517, optou pela carreira militar. Por isso foi prestar serviços a um outro parente, não menos importante, o duque de Najera e vice-rei de Navarra, o qual defendeu em várias batalhas, militares e diplomáticas.
Mas, em 20 de maio de 1521, uma bala de canhão mudou sua vida. Ferido por ela na tíbia da perna esquerda, durante a defesa da cidade de Pamplona, ficou um longo tempo em convalescença. Iñigo tinha um grande apreço pela leitura. Durante sua vida, leu vários romances de cavalaria, de infantaria e arte militar, como também de estratégias de guerra. Contudo, durante o seu tempo de recuperação, foi lhe dado para a leitura, a Bíblia Sagrada, como também livros de espiritualidade cristã e biografias de alguns santos. O que o impressionou foi a Imitação de Cristo (ler online ou baixar PDF). E assim foi tocado pela graça.