Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2014

29 de julho - Ss. Simplício, Faustino e Beatriz, Mártires

29 de Juljo

Ss. Simplício, Faustino e Beatriz

Mártires



“Quando se ama não se sofre e se se sofre 
se ama até o sofrimento”
(Santo Agostinho).

Santa Beatriz, São Simplício, Nosso Senhor Jesus Cristo, Santo Faustino e outro Mártir
Uma Passio do século VIII narra que os irmãos Simplicio e Faustino, denunciados como cristãos, foram martirizados em 303, sob Diocleziano (284 - 305 d.C.), depois foram jogados no Tibre por um "pons lapideus", e seus corpos, levados pela corrente, fora recolhidos enfim pela irmã deles, Beatriz, que os sepultou em um fosso na propriedade de uma matrona romana chamada Generosa, que surgia às margens do Bosque sagrados do colégio sacerdotal dos Irmãos Arvales, na sexta milha da antiga via Campana, onde antigamente havia um templo a uma deusa pagã, Dia. Algum tempo depois, a própria Beatriz sofreu o martírio, por estrangulamento, e foi sepultada ao lado dos irmãos, pela matrona Lucina, junto à qual se refugiara. Ao redor dos túmulos dos mártires se desenvolveu um cemitério conhecido como "ad sextum Philippi" ou "super Philippi", por causa da localidade, ou como cemitério de Generosa.

Com o tempo, o Papa Damaso (366 - 384 d.C.) mandou edificar dentro do cemitério uma basílica semipogea, descoberta casualmente e parcialmente posta à luz em 1868 por Giovan Battista De Rossi. Durante as escavações, descobriram perto da abside um fragmento marmóreo pertencente ao epistilio da basílica, no qual havia um dedicatória aos mártires. 


Assim, Papa Leão II trasladou do cemitério “ad Sextum Philippi”, os corpos dos mártires Simplício, Faustino e Beatriz para a igreja de Santa Bibiana (ou proximidades), que mandou restaurar especialmente para acolher as relíquias dos santos mártires, que ainda estavam sepultados num campo (Catacumbas de Generosa) que antes fora um templo pagão. A esta igreja estava anexado um mosteiro de freiras que foi preservado até no século XV. Esta igreja dedicada a São Bibiana pelo Papa Simplício ainda existe em Roma, perto da estação ferroviária, e está situada no monte Esquilino, no lugar que antigamente eram os jardins do imperador Licínio Galieno, perto de Porta Tiburtina (de Tívoli).

Fontes: http://santoraltradicional.blogspot.com.br/2012/07/san-simplicio-faustino-y-beatriz.html, http://www.sovraintendenzaroma.it/i_luoghi/roma_antica/monumenti/basilica_e_catacomba_di_generosa e https://www.flickr.com/photos/dealvariis/3358919715/

Tradução: Giulia d'Amore.

  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA