Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Calendário 2022


Calendário 2022 segundo a Liturgia Católica de Trento 

Rubricas do Missal de 1957, com a última reforma católica de SS. Papa Pio XII

O tema este ano será o olhar da Virgem Maria em diversas expressões de arte sacra, como quadros e uma estátua.  

"O vosso olhar misericordioso a nós volvei", ó santa Mãe de Deus e concedei-nos, Corredentora nossa e Medianeira de todas as Graças, todas as graças de que necessitamos para nossa santificação, cura e proteção contra o Mal e os males


O ano de 2022 se abre com o olhar alegre e sorridente da Mãe de Deus nessa obra conhecida como "La Virgen Blanca" (A Virgem Branca), uma estátua de autor anônimo do século XIV, que está exposta para honra e culto na Catedral de Toledo. Um olhar cheio de júbilo e encantamento para com o Filho muito amado e que A enchia de alegria e pesar ao mesmo tempo. Como não deve ter sido a infância de Nosso Senhor em Nazaré, preenchendo aquele pobre e humilde lar de tanta glória e tanta felicidade!!! Que nos sirva de estímulo para que comecemos o novo ano animados no caminho de nossa santificação, suportando melhor os dissabores que porventura iremos enfrentar e carregando com leveza e alegria a nossa cruz salvadora!!! Viva a Mãe de Deus e nossa!!! 



Em abril, vamos nos deparar com o olhar pesaroso, grave e indagador da Santíssima Virgem nascida dos pincéis e cores de William-Adolphe Bouguereau, na obra "Pietà" (Piedade). Depois de trinta anos de vida oculta na pequena e pacata Nazaré, finalmente Jesus começa sua caminhada redentora de todo o Gênero Humano até o Monte Calvário, e nenhuma dor, nenhuma tortura, nenhuma humilhação, nenhuma traição será poupada! Sua Mãe, silenciosa e sempre presente, O acompanha, desde a firme atuação d'Ela no primeiro milagre de Cristo em Canaã até receber o corpo martirizado e sem vida do Filho tanto amado. A Escritura não registra as palavras, menos ainda os pensamentos, d'Ela, sequer o sofrimento infinito daquelas horas intermináveis, mas é fácil imaginar o que se passou. Se Maria foi sobrenaturalmente amparada na Encarnação e no Nascimento, também o foi na Morte do Filho, Homem e Deus! Quem resistiria a tanta dor?!?! Que esse olhar nos faça refletir sobre nossa própria atuação (em pensamentos, palavras e obras) enquanto cristãos, testemunhas exemplares do Evangelho, e nos ajude a corrigir a rota e as práticas rumo à eternidade. 


Mas não só olhares de tristeza e dor estão colecionados no Calendário 2022, há outros, reflexivos, orantes, esperançosos, ternos... Como este do mês de agosto onde contemplaremos a "Virgem da Adoção", do pintor Jean Auguste Dominique Ingres, que encanta e comove qualquer cristão! Ela olha para baixo, para nós, que Lhe fomos confiados ao pé da Cruz, por Nosso Senhor Jesus Cristo, ao entregá-la aos cuidados do Apóstolo por Ele amado. Como é triste e sem esperanças a vida espiritual daqueles que se recusam A amá-la e a buscar n'Ela os auxílios necessários para viver neste mundo e ganhar o outro. Que Nossa Senhora, que nos recebeu como filhos por amor do Filho amado, nos alcance a graça da perseverança final e nos acompanhe e auxilie naquela última hora! Mas, também, Ela, que é a causa de nossa alegria, enquanto estivermos caminhando neste vale de lágrimas, nos cure, nos beneficie, nos console, nos alegre, alivie nosso fardo e nos fale de Jesus, todos os dias, enquanto Lhe fazemos companhia com nosso terço, nossas preces, nossas novenas...


Este ano, serão apenas 300 Calendários, não perca o seu!!! 

O valor do Calendário é praticamente o mesmo há alguns anos, pois pretendemos que esteja nos lares católicos da forma mais acessível possível. E está abaixo ainda dos calendários similares que podem ser encontrados no mercado, com a diferença, ainda, que o nosso calendário não segue o Missal de 1962 ou posteriores e é para uso comum, e não limitado a determinada ordem monástica, com suas próprias festas e santos e suas próprias obrigações penitenciais e práticas, o que, no mínimo é algo curioso e causará, sem dúvida, confusão. Sejamos simples! 

O Calendário 2022 foi dedicado ao olhar terno e materno da Santíssima Virgem Maria, visando a glória de Deus e o bem das almas. Se possível, reze por todos que participaram de sua edição. 

Giulia d'Amore para a Editora Missões Cristo Rei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores