Pesquisar este blog

domingo, 19 de janeiro de 2020

Nossa Senhora da Defesa

Festa de Nossa Senhora da Defesa  

19 de janeiro - Cortina d'Ampezzo, (Vêneto, Itália)


Difícil para o imaginário coletivo - sobretudo para aqueles que ou não são cristãos ou não estudaram o Catecismo - juntar a Virgem e a espada, contudo, em uma bucólica igrejinha entre as Dolomites, e em outras partes da Terra agora, esta união existe, e traz à lembrança aqueles célebres versículos do Cântico dos Cânticos: 
"Quem é esta que vai caminhando como a aurora quando se levanta, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército formado em batalha?" (Ct 6,9). 
Um versículo que, conquanto seja tradicionalmente aplicado à Virgem Maria, não é levado muito a sério pelo sentimentaloide homem moderno. Contudo, eis que nesta igrejinha, como em outros lugares do panorama da arte e da fé, uma Virgem verdadeiramente  terrível e com a espada desembainhada.  

A menção à espada não é incomum na Bíblia, e a própria Palavra de Deus é denominada como espada de dois gumes que Lhe sai da boca (Hebreus 4,12). O Cristo do Apocalipse sai de trás das nuvens com uma espada de dois gumes que Lhe sai da boca (Ap 2,12). Assim, Deus, com uma imagem simples e imediata educa o Seu povo à legítima defesa, a qual, como afirma o Catecismo, é um imperativo para o cristão. A legítima defesa, além de um direito, pode ser também um grave dever para quem é responsável pela vida de outros. A defesa do bem comum exige que se coloque o injusto agressor em estado de não causar dano. Mas o homem, se saber - e o afirma repetidas vezes o texto bíblico - é incapaz de conjugar justiça e misericórdia, verdade e amor. Oscila entre um justicialismo exacerbado e um bonismo sem juízo. E o mandamento de dar a outra face às ofensas pessoais não contradiz aquele, ordenado pelo próprio Cristo, que manda ter uma espada ou comprá-la quando não se a tem (Lucas 22,36).   
Veja, na arte, as diferentes representações de Nossa Senhora com a espada em mão, com os títulos de Nossa Senhora da DefesaNossa Senhora da AjudaNossa Senhora da das Milícias... 


NOSSA SENHORA DA DEFESA


Nossa Senhora da Defesa de Cortina d'Ampezzo


O título de Nossa Senhora da Defesa nasceu a partir de um episódio histórico, durante o rigoroso inverno de 572, quando um exército dos Longobardos, vindos do norte da Europa, instalou-se na Bacia de Ampezzano, no Vêneto (norte da Itália), onde se situa a cidade Cortina d'Ampezzo, famosa por sua estação de esqui.  

Os habitantes da região logo começaram a se reunir para organizar uma defesa. Acontece que eram pobres, não tinham armas nem um exército treinado capaz de vencer inimigo tão poderoso. Por isso, começaram a se reunir para rezar, pedindo ajuda a Nossa Senhora. O povo permaneceu unido, em oração, pedindo e esperando auxílio do céu. Quando o exército Longobardo partiu para o ataque, o povo intensificou as orações. De repente, Ela, Nossa Senhora, apareceu sobre as nuvens. Empunhava uma espada de fogo na mão direita, segurando o Menino Jesus no braço esquerdo. Em seguida, Ela desceu sobre o local onde aconteceria o massacre. Nesse momento, nuvens espessas causaram enorme escuridão, de tal forma que os Longobardos nada podiam ver. Atordoados e confundidos, começaram a lutar contra eles mesmos até que, por fim, mataram-se uns aos outros. O povo italiano, emocionado e agradecido, a partir desse momento, passou a chamar a Virgem Maria de Nossa Senhora da Defesa


Nove séculos mais, tarde, eis uma nova intervenção da Virgem, que restou documentada: em 1412, exíguos grupos de moradores de Ampezzo e de Cadore (uma cidade próxima) conseguiram parar as tropas imperiais de Segismundo de Luxemburgo no Passo de Cimabanche. Tal proeza foi devida a uma nova intervenção milagrosa de Nossa Senhora da Defesa e, em perene memória deste evento foi instituída a Festa do Voto, que desde então se celebra no dia 19 de janeiro. 

Desde 1337, atesta-se a presença da "Confraternita dei Battuti", que se reunia em uma "Casa de Deus" na localidade chamada Bigontina. Em 1482, foi consagrada a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora da Defesa.  

O mais antigo Santuário dedicado a Nossa Senhora da Defesa foi erguido em 1750, na mesma cidade. Acima da porta principal, na fachada da igreja, há um afresco delicado que representa Nossa Senhora da Defesa, cuja história foi contada através das gerações, sobre como a Virgem defendeu o povo da Bacia de Ampezzano.   

Entrando no santuário, vê-se no altar mor a estátua de Nossa Senhora da Defesa. Esta vem sendo venerada desde o Século XIV. Neste e em vários outros Santuários dedicados a Nossa Senhora da Defesa armazena-se milhares de relatos de milagres e graças alcançadas através da intercessão de Nossa Senhora da Defesa. 

Desde 1941, a igreja de Nossa Senhora da Defesa está confiada aos Frades Menores Franciscanos.  

Nossa Senhora também é venerada com esse título na Catedral de Ozieri, que fica em Sassari (Sardenha), no sul da Itália, aos 18 de setembro - Sassari (Sardenha, Itália).  


DEVOÇÕES A NOSSA SENHORA DA DEFESA


Oração, novena, consagração e ladainha. 


*  *  * 

IMAGENS E FOTOS








 clique aqui 







Fontes: 
1. http://www.parrocchiacortina.it/chiesa-della-madonna-della-difesa
2. https://www.culturacattolica.it/attualità/in-rilievo/ultime-news/2014/08/22/madonna-della-difesa
3. http://admiravelsenhora.blogspot.com/2014/05/ladainha-n-senhora-da-defesa.html
4. http://www.fmatividade.com.br/novenas/1/novena-de-nossa-senhora-da-defesa

 *       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores