Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2016

24 Setembro - Festa da Beata Virgem das Mercês

 24 Setembro 

Beata Virgem das Mercês 


SOBRE A IMAGEM DE Nª Sª DAS MERCÊS

 

Nossa Senhora das Mercês
José Luis Gil

Um título Mariano nascido de uma aparição que inspirou a criação da muito antiga “Ordem dos Mercedários. São Pedro Nolasco foi o seu fundador e nasceu em Mas-Saintes-Puelles, perto de Toulouse, em França, por volta do ano de 1180; mas sabe-se que na sua adolescência habitava na cidade de Barcelona.

Ali vivia profundamente afetado pela miserável condição em que viviam os cristãos cativos pelos mouros [* muçulmanos], tornando-se assim em mercador, para melhor conseguir integrar-se no mundo muçulmanos da época, chegando a gastar do seu próprio dinheiro, em Valência, para conseguir a libertação de trezentos escravos.

Durante a noite de 1º de Agosto de 1218, recebeu uma visão de Maria, sugerindo que fundasse uma ordem religiosa devotada ao resgate de escravos cristãos. Imediatamente, foi visitar Jaime I, rei de Aragão, e ao seu confessor, S. Raimundo de Penaforte, que lhes terá manifestado que também receberam a mesma visão.


Desta maneira, a Ordem foi fundada a 10 de Agosto de 1218, com o nome de “Ordem de Nossa Senhora das Mercês”: adoptou o hábito branco, símbolo da pureza de Maria; o escudo de Aragão, pela proteção e patrocínio oferecido pelo rei; e a cruz branca da catedral de Barcelona, lugar onde se constituiu formalmente a Ordem.

Em 1272, a Ordem recebeu o nome de “Santa Maria das Mercês”, derivando da expressão de Afonso X, o Sábio(1221-84): "salvar cativos [* dos muçulmanos] é uma grande obra de misericórdia".

O escapulário que costuma estar representado na mão de Maria, com o mesma cruz da Ordem, e que entregou a São Pedro Nolasco, representa a Sua proteção oferecida aos cativos. Também é comum a representação da corrente, pois que a Ordem dos Mercedários tinha como objetivo a libertação dos cristãos submetidos ao poder muçulmano na Península Ibérica. O seu manto aparece aberto como sinal da Sua proteção, que mais tarde também se estendeu a mercadores e marinheiros.


Fonte: 


  • Facebook 
  • Iconografia dos Símbolos Marianos: "Retratada sozinha, a expressão do rosto calma, as mãos unidas em oração, Maria representa a Mulher Ideal, a Mãe Humana de Cristo, a segunda Eva. Segurando um livro, ela torna-se a Virgem da Sabedoria, padroeira dos estudantes. Sentada num trono rodeada por Anjos, é a Rainha dos Anjos. Rodeada por uma 'Mandorla' [veja aqui o que é uma "mandorla"] ou 'aureola', ela é a Virgem em Glória." 


Vide também:

  1. Nossa Senhora das Mercês.
  2. São Pedro Nolasco.
  3. São Raimundo Pennafort.
  4. Outro grande Santo mercedário é São Raimundo Nonato.


 _

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores