Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Para o último dia do ano: Devemos aproveitar o tempo!

Para ler, meditar e rezar diante de um Crucifixo. 



Para o último dia do Ano


Devemos aproveitar o tempo


Ecce breves anni transeunt, et semitam per qyuam non revertar ambulo – “Ve que passam os breves anos, e eu caminho por uma vereda pela qual não voltarei” (Jó 16, 23)

I. O tempo, sobre ser a coisa mais preciosa, porque é um tesouro que só neste mundo se acha, é ainda de mui curta duração. Ecce breves anni transeunt. Lembra-te de como se passaram depressa os doze meses do ano que hoje finda! – É, portanto, com razão que o Espírito Santo nos exorta a conservarmos o tempo, e não deixarmos se perder um só momento sem o aproveitarmos bem. Mas, ai de nós! Quão diversamente vão as coisas! Ó tempo desprezado! Tu serás a coisa que os mundanos desejarão mais na hora da morte, quando ouvirem dizer que para eles não haverá mais tempo: Tempus non erit amplius.

E tu, irmão meu, em que empregas o teu tempo? Deus te concedeu a graça de teres chegado até ao dia de hoje, com preferência a tantos milhares e milhões de pessoas, talvez da tua idade, ou mesmo mais novas, talvez fortes como tu ou ainda mais robustos, com a mesma compleição que tu, ou talvez mais sadias. Elas morreram, e tu estás vivo! Elas estão reduzidas à podridão e cinzas no túmulo, e tu estás aqui meditando! Elas na eternidade, e muitas infelizmente no inferno, e tu ainda no tempo! Mas como é que passas o tempo? Em que coisas o empregaste até hoje?

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

O Assunto é... Jejum e abstinência


O Assunto é... Jejum e abstinência


Temos diversos posts sobre o tema, e aqui será um índice para encontrá-los todos. Alguns post foram deletados porque se repetiam. 


1. Jejum e abstinência no Brasil: http://farfalline.blogspot.com/p/blog-page_22.html.

2. Jejum e abstinência na Igreja em geral: https://farfalline.blogspot.com/2015/02/jejum-e-abstinencia-cdc-1917-1983.html.

3. Jejum e abstinência antes do Concílio Vaticano II: https://farfalline.blogspot.com/2016/02/a-quaresma-antes-do-concilio.html.

4. Aos domingos não se faz penitência: https://farfalline.blogspot.com/2017/01/aos-domingos-nao-se-faz-penitencia.html.

5. Quaresma, jejum, abstinência e Têmporas no Brasil: https://farfalline.blogspot.com/2015/02/sobre-quaresma-jejum-abstinencia-temporas.html.

6. Receita para as sexta-feiras: https://farfalline.blogspot.com/2011/12/receita-para-sexta-feira.html.

7. 24 de dezembro não se faz "ceia de Natal": https://farfalline.blogspot.com/2022/12/24-de-dezembro-nao-se-faz-ceia-de-natal.html.




quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Calendário 2022


Calendário 2022 segundo a Liturgia Católica de Trento 

Rubricas do Missal de 1957, com a última reforma católica de SS. Papa Pio XII

O tema este ano será o olhar da Virgem Maria em diversas expressões de arte sacra, como quadros e uma estátua.  

"O vosso olhar misericordioso a nós volvei", ó santa Mãe de Deus e concedei-nos, Corredentora nossa e Medianeira de todas as Graças, todas as graças de que necessitamos para nossa santificação, cura e proteção contra o Mal e os males


O ano de 2022 se abre com o olhar alegre e sorridente da Mãe de Deus nessa obra conhecida como "La Virgen Blanca" (A Virgem Branca), uma estátua de autor anônimo do século XIV, que está exposta para honra e culto na Catedral de Toledo. Um olhar cheio de júbilo e encantamento para com o Filho muito amado e que A enchia de alegria e pesar ao mesmo tempo. Como não deve ter sido a infância de Nosso Senhor em Nazaré, preenchendo aquele pobre e humilde lar de tanta glória e tanta felicidade!!! Que nos sirva de estímulo para que comecemos o novo ano animados no caminho de nossa santificação, suportando melhor os dissabores que porventura iremos enfrentar e carregando com leveza e alegria a nossa cruz salvadora!!! Viva a Mãe de Deus e nossa!!! 

Leitores