Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sobre as Novenas Católicas

Novenas Católicas – Compreendendo-As


 
Novena é um momento de oração, individual ou em grupo, realizado durante nove dias. É da tradição católica, realizada por devoção a Jesus Cristo, a Nossa Senhora ou a algum santo.

A prática de rezar novenas tem origem nas Sagradas Escrituras. Entre a ascensão de Jesus ao céu e Pentecostes, ou seja, a descida do Espírito Santo, passaram-se nove dias. A comunidade cristã ficou reunida em oração junto com Maria, algumas mulheres e os apóstolos. Foi a primeira novena cristã, chamada Novena de Pentecostes. É repetida todos os anos, quando se reza, de modo especial, pela unidade dos cristãos. Ela é o padrão de todas as outras novenas.

A novena é, antes de tudo, um ato de louvor à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus três vezes Santo. Três é número perfeito. Três vezes três, nove. Assim, a novena é louvor perfeito à Trindade. A prática de nove dias de oração, louvor e súplica deve confirmar, de maneira extraordinária, a fé em Deus que nos salva, por intermédio de Jesus, com a mediação de Maria, sua Mãe, e intercessão dos Santos. 

A novena é também uma devoção que consiste em rezar para se obter alguma graça especial. A devoção é uma pequena oração destinada a um determinado santo, dependendo da graça que se quer alcançar. Pode ser também a recitação do Rosário ou do Terço.

Existem 4 tipos reconhecidos de novenas: as de luto, as de preparação, a oração comum e aquelas que são indulgenciadas. Mas há algumas que podem pertencer a mais de uma destas categorias.

Vejamos agora as principais novenas da Verdadeira Igreja de Cristo: a Igreja Católica: 

Leitores