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terça-feira, 4 de março de 2014

Formação Catequética - "A Suma Teológica na forma de catecismo" - OPERAÇÕES DIVINAS


Pax

Caros leitores, 

O seguinte texto continua a sequência de publicações catequéticas para a melhor formação das almas cristãs que estão em busca de aperfeiçoamento.

Santíssima Virgem, Sede da Sabedoria, rogai por nós! 

Viva Cristo Rei!
 
 

Carla 






"A Suma Teológica na forma de catecismo"

Por Pe Tomás Pègues OP (1942)


PRIMEIRA PARTE

DEUS

Criador e Soberano Senhor de todas as coisas

III
OPERAÇÕES DIVINAS




Qual é a vida íntima de Deus?
A sua vida consiste em conhecer-se e amar-se.


Deus sabe todas as coisas?
Sim, Senhor.

Sabe tudo o que se passa no mundo?
Sim, Senhor.

Conhece todos os segredos dos corações?
Sim, Senhor.

Conhece o futuro?
Sim, Senhor.


Em que vos fundais para atribuir a Deus tão profunda ciência?
Em  que  ocupando  Deus  o  grau  supremo  do  imaterial,  possui  inteligência  infinita;  é impossível, portanto, que ignore coisa alguma, presente, passada, futura e possível, visto que não há ser que pertença, quer à ordem entitativa quer à operativa, que não dependa da sua ciência, como o efeito da sua causa.

Logo em Deus há também vontade?
Sim, porque a vontade é inseparável do entendimento .

Logo, todos os seres dependem da vontade divina?
Sim,  Senhor;  visto  que a  vontade  de  Deus  é  causa  primeira  e  suprema  de todas  as  coisas.

Ama Deus a todas as criaturas?
Sim porque as criaturas são obra do seu amor.

Produz o amor de Deus algum efeito nas criaturas?
Sim, Senhor.

Que efeito produz?
O de dar-lhes todo o bem que possuem.

Deus é justo?
É a mesma justiça.

Por que dizeis que Deus é a mesma Justiça?
Porque dá a todos o que exige a natureza de cada um.

A Justiça divina reveste alguma modalidade especial a respeito dos homens?
Sim, Senhor.

Em que consiste?
Em que Deus premia os bons e castiga os culpados.

Recebem os homens neste mundo o merecido prêmio ou castigo?
Em parte, sim, mas nunca por inteiro.

Onde recompensa Deus por inteiro os justos e castiga os pecadores?
No céu os primeiros e os segundos no inferno.

Há em Deus misericórdia?
Sim, Senhor .

Em que consiste a misericórdia divina?
Consiste em que Deus dá a cada coisa mais do que exige a sua natureza e também em que dá aos  justos  mais  do  que  lhes  é  devido,  e  castiga  os  pecadores  com  pena inferior  à  que merecem as suas culpas.

Governa Deus este mundo?
Sim, Senhor.

Como se chama o governo de Deus no mundo?
Chama-se Providência .

A Providência Divina estende-se a todas as coisas?
Sim, porque não há nada no mundo que Deus não tenha previsto e predeterminado desde  toda a Eternidade.

Estende-se aos seres inanimados?
Sim, porque fazem parte da obra de Deus.

Atinge também os atos livres do homem?
Sim, Senhor.

Explicai como.
Os atos livres, de tal maneira estão sujeitos às disposições da Providência Divina, que coisa nenhuma pode o homem fazer, se Deus a não ordena ou a permite, pois a liberdade não lhe confere independência a respeito de Deus.

Tem nome especial a Providência Divina em relação aos justos?
Chama-se Predestinação.

Que quer dizer predestinado?
O homem que há de gozar no Céu a bem-aventurança da glória.

Que nome recebem os que não hão de gozar da bem-aventurança?
O de réprobos ou não eleitos.

Por que uns hão de ser felizes e os outros não?
Porque os predestinados foram eleitos do Senhor, ou amados com amor de  preferência, em virtude do qual governa Deus o curso da sua vida de tal modo que chegarão a conseguir a felicidade eterna.

E por que não alcançarão os réprobos a mesma felicidade?
Porque não foram amados com o amor dos predestinados.

Não haverá nisso injustiça por parte de Deus?
Não, Senhor; porque Deus a ninguém deve por justiça a bem-aventurança eterna, e os que a conseguem só a alcançarão a título de graça.

E os que não hão de alcançá-la, serão castigados pelo fato de não a possuir?
Serão castigados por não a possuir, porém, só em razão das culpas em virtude das quais se tornaram indignos de recebê-la.

Como podem ser culpados de não a haver recebido?
Podem sê-lo, e, com efeito, o são, porquanto Deus a oferece a todos: porém, os homens que, debaixo  do  império  dos  decretos  divinos,  conservam  a  liberdade,  podem  aceitar  o oferecimento ou recusá-lo, pondo em seu lugar outro fim.

Ofendem com isso a Deus?
Tão gravemente, que merecem duro castigo, visto que, ao fazê-lo, caem voluntariamente em grave pecado pessoal.

Os  que  aceitam  o  oferecimento  e  conseguem  a  glória,  a  quem  devem  o  ter  correspondido  ao
chamamento de Deus?
À virtude causal do decreto predestinante.

É eterna a predestinação por parte de Deus?
Sim, Senhor.

Que significa a predestinação a respeito dos eleitos?
Significa que Deus assinalou a cada um o seu lugar na glória, e, mediante a graça, o porá em condições de possuí-la.

Que  devem  fazer  os  homens  ante  o  pavoroso  mistério  da  predestinação  absoluta  por  parte  de Deus?
Abandonar-se inteiramente à ação da graça e convencer-se, na medida do possível, que os  seus nomes estão escritos no livro dos predestinados.

Deus é Todo-Poderoso?
Sim, Senhor.

Por quê?
Porque, sendo o ser por essência, a Ele há de estar submetido tudo quanto  existe ou possa  existir.

Deus é feliz?
É a mesma felicidade, porque goza infinitamente do Bem infinito, que é Ele mesmo.

 
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