Pages

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Sermão de Natal de São Beda, o Venerável

Sermão de Natal de São Beda, o Venerável



Adoração dos Pastores, by Murillo

E eis que os pastores se apressam, com grande alegria, para ver Aquele de quem ouviram falar. E como buscaram com fervoroso amor, mereceram achar rapidamente o Salvador. Assim também os inteligentes pastores dos rebanhos, ou melhor, todos os fiéis que se propõem a procurar a Cristo com o trabalho do espírito, o demonstram por suas palavras e atos.

Vamos até Belém, disseram, para ver esta palavra que se realizou. Vamos, pois, nós também, caríssimos irmãos, pelo pensamento, até Belém, cidade de Davi, e lembremos, cheios de amor, que nela o Verbo se fez carne e celebremos com honras sua Encarnação. Deixemos para trás as baixas concupiscências da carne e, com todo o desejo da alma, vamos até a Belém do alto, ou seja, a Casa do Pão Vivo, não fabricada, mas eterna no Céu, e relembremos amando que o Verbo se fez carne. Para lá, Ele subiu na carne, onde senta à direita do Pai. Procuremo-lO no alto, com perseverante virtude, com coração solícito, pela mortificação do corpo, para encontrarmos, reinando no trono do Pai, Aquele que os pastores viram chorando no Presépio.


E vieram apressados e encontraram Maria e José, e a criança recostada no Presépio. Vieram os pastores apressados e encontraram Deus nascido como homem e os ministros deste nascimento. Corramos nós também, irmãos, não com os passos dos pés, mas com o progresso das boas obras, para ver esta mesma humanidade glorificada, com seus ministros tendo já recebido a digna recompensa por seus trabalhos. Corramos vê-lO na resplandecente majestade do Pai, que é também Sua. Corramos vê-lO, digo, pois tanta felicidade não se procura com vagar e preguiça, mas deve-se seguir as pegadas de Cristo com vivacidade. Pois Ele próprio, desejoso de ajudar nosso caminho, estende a mão, querendo ouvir de nós: "Atraia-nos atrás de ti, corremos no aroma dos teus perfumes".

Continuemos, então, apertemos os passos da virtude, para O alcançarmos. Ninguém se atrase a se converter ao Senhor, que ninguém deixe ir passando os dias; peçamos, por todos os meios e antes de tudo, que Ele dirija nossos passos segundo a Sua palavra, e que o mal não tenha domínio sobre nós.

Ao vê-lO, reconheceram a palavra que lhes tinha sido dita sobre esta Criança. E nós, irmãos amados, as coisas que nos foram ditas sobre o nosso Salvador, Deus e Homem verdadeiro, recebamos logo, com pia fé, e abracemos depressa, com grande amor, para que possamos ter delas, no futuro, um perfeito conhecimento de visão compreensiva. Elas são a vida única e verdadeira dos beatos, não só dos homens, mas também dos Anjos, que contemplam perpetuamente a face do Criador, como ardentemente desejava o salmista, que dizia: "Minha alma tem sede do Deus vivo, quando virei e aparecerei diante da face de Deus" [Salmo 42,2]. E ele mostra que seu desejo não pode ser contentado com nenhuma influência terrestre, mas somente da visão de Deus, quando diz: "Ficarei saciado quando se manifestar a Vossa glória" [Salmo 16,15]. E como não são os preguiçosos e os moles que são dignos da divina contemplação, nos adverte solícito: "Mas eu aparecerei diante de Vós na santidade".


Visto em: http://www.veritatis.com.br/espiritualidade/7398-sermao-de-natal-de-sao-beda-o-veneravel-




  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.