Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Purgatório existe? As orações para as Almas e a cremação. Mons. Lefebvre responde

Sermão proferido por Sua Graça, o Arcebispo Marcel Lefebvre, na Festa de Todos os Santos, em 07 de novembro de 1978, em Ecône, Suíça.  

Se realmente entendêssemos o que as Almas do Purgatório 
SOFREM, faríamos tudo o que é possível de NOSSA PARTE 
para entregá-los e EVITAR O PURGATÓRIO nós mesmos!

Purgatório existe? As orações para as Almas e a cremação. Mons. Lefebvre responde 



O ARCEBISPO FALA:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meus queridos amigos e meus queridos irmãos:

A Igreja tem o costume de associar as Almas do Purgatório com a Festa de Todos os SantosNa verdade, a partir desta noite (vésperas do Dia de Finados), a Igreja nos pede para rezar pelas Almas do Purgatório, e amanhã, o dia inteiro, foi consagrado para elas.  

Os sacerdotes que celebram três Missas amanhã, rogando a Nosso Senhor para entregar as Almas do Purgatório, podem aplicar a cada uma de suas Missas a indulgência plenária para as Almas do Purgatório. É por isso que, durante estes poucos momentos, eu gostaria de chamar a sua atenção e de vê-los refletir sobre a realidade do Purgatório e sobre a devoção que devemos ter pelas Almas que estão sofrendo neste lugar de purificação. 


EM PRIMEIRO LUGAR, o Purgatório existe?  

Se fosse para crer em tudo o que está escrito hoje, mesmo por membros da Igreja Católica, alguém seria tentado a acreditar que o Purgatório é uma fábula medieval! NÃO! O Purgatório é um dogma, um dogma da nossa Fé. Quem se recusa a acreditar no Purgatório é um herege. Na verdade, já no século XIII, o Segundo Concílio de Lyon afirmou solenemente a existência do Purgatório; então, no século XV, o Concílio de Latrão afirmou novamente a realidade do Purgatório. Finalmente, o Concílio de Trento, em particular, afirmou solenemente, contra as negações dos protestantes, a necessidade de preservar a Fé, de acreditar na existência do Purgatório. Por isso, é certo que este é um dogma da nossa Fé, que é afirmado especialmente e apoiado pela Tradição, mais do que pela Sagrada Escritura.  

A Sagrada Escritura, no entanto, oferece passagens que fazem alusão, tão claramente quanto possível, à existência do Purgatório. Temos, além disso, em uma Epístola que é lida pela Igreja nas Missas oferecidas pela intenção das Almas do Purgatório, no Livro dos Macabeus, onde Judas Macabeu enviou uma soma de doze mil talentos a Jerusalém para pedir aos Sacerdotes que oferecessem um sacrifício pela intenção dos soldados que haviam morrido em combate, a fim de que estes pudessem ser entregues a partir de suas aflições e entrar no Céu. A Sagrada Escritura acrescenta: é um pensamento salutar rezar por nossos mortos.  

São Paulo também faz alusão às Almas do Purgatório quando diz que certas Almas entram no Céu imediatamente e outras quasi per ignem, isto é, entram no Céu também, mas passam pelo fogo, fazendo alusão, certamente, à purificação necessária para estas Almas que não estariam perfeitamente preparadas para entrar no Céu.  

É por causa dessas alusões e, particularmente, pela Tradição que nos é transmitida pelos Apóstolos e pelos Padres da Igreja, que a Igreja fundou a sua Fé na existência e na realidade do Purgatório. 


POR QUE PURGATÓRIO existe?  

Ele existe porque nós devemos, obviamente, entrar no Céu na pureza mais perfeita. É inconcebível que as almas possam entrar na visão de Deus, entrar em união com Deus, uma união que ultrapassa tudo o que nossa mente é capaz de imaginar, tudo o que somos capazes de conceber, entrar na própria Divindade, para participar, à luz de Deus com quaisquer disposições que possam ser contrárias a esta luz, contrárias à glória de Deus, à pureza de Deus, com a santidade de Deus, é inconcebível!  

É por isso que aqueles que morreram em estado de graça, mas não estão perfeitamente purificado da pena que é devida ao pecado depois de o pecado ser perdoado, e também aqueles que morrem com pecados veniais, (ambos) devem passar por esse lugar de purificação, que os torna dignos de estar na presença de Deus, da Santíssima Trindade.  

Em seguida, é algo que é totalmente normal, pois não devemos esquecer que, mesmo que o pecado é perdoado, permanece em nós uma desordem que foi estabelecida pelo pecado. Sem dúvida, a falha moral não existe mais porque foi perdoada pelo Sacramento da Penitência; no entanto, acontece que a nossa alma foi ferida, a nossa alma sofreu um distúrbio que deve ser reparado. Isto pode ser comparado, de uma certa maneira, ao penitente que pecou por roubar ao seu próximo; não só ele deve acusar-se a Nosso Senhor no Sacramento da Penitência e receber a absolvição, mas ele deve também reembolsar o montante que foi roubado. Pode-se comparar isso, eu diria, a todos os pecados que cometemos. Nós criamos uma desordem; criamos uma injustiça, e devemos reparar essa injustiça, mesmo após o pecado ter sido perdoado. É por isso que as Almas do Purgatório permanecem lá até o momento em que elas são perfeitamente purificada, a partir das sanções devidas aos seus pecados que foram perdoados.  


Qual é o estado das Almas do Purgatório?  

São as Almas do Purgatório capazes de adquirir mérito para si, que possa encurtar o seu tempo de purificação? Não, doravante, as Almas do Purgatório não são capazes de ganhar mérito para si mesmas. 

Por quê? Porque elas não estão mais aqui sobre a Terra, já não como nós somos: no estado em que se é capaz de ganhar mérito, porque temos a opção de fazer, e pelo fato de que nós podemos escolher o bem em vez do mal, que merece uma recompensa.  

As Almas do Purgatório já não têm essa escolha a fazer. Elas são definitivamente fixadas na sua graça, a graça santificante. Elas têm a certeza de estar entre os eleitos, e isso causa uma profunda alegria, uma alegria inalterável. Elas sabem que, doravante, estão destinadas para o Céu. Mas elas também sofrem de um sofrimento indescritível porque elas sabem muito melhor do que nós quem é Deus, e o que Ele nos prometeu pela graça; (sabem) a glória que está esperando por nós no Céu. Elas sofrem bastante com o pensamento de que elas ainda não são capazes de se aproximar de Deus e viver com Ele por toda a eternidade. Elas também são atormentadas pelo remorso com o pensamento da bondade de Deus e da caridade de Deus do qual elas são testemunhas. Elas entendem bem a caridade que Deus tinha para com elas: elas pecaram e se separaram de Deus, e é por isso que elas sofrem. Elas sabem que sofrem justamente, pelos pecados que cometeram e para serem purificadas, a fim de chegar na glória do Senhor. Assim, como consequência as almas do Purgatório não são capazes de abreviar seus sofrimentos.
 

Como, então, elas seriam capazes de tornar sua admissão ao Céu mais rápida?  

Elas contam conosco. Sim, elas contam conosco. Nós é que, pela unidade do Corpo Místico, somos capazes de alcançar mérito para elas. A união que na Igreja temos com as Almas do Purgatório. E o fato de que somos capazes de mérito para estas Almas está fundado na unidade do Corpo Místico. A Igreja padecente e a Igreja militante estão unidas em Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Uma vez que somos capazes de mérito para elas, podemos pedir a Nosso Senhor Jesus Cristo, em nossas orações, e, em particular, no Santo Sacrifício da Missa, que as Almas do Purgatório sejam mais rapidamente entregues, a partir de seus sofrimentos.  

E, na verdade, devemos fazê-lo! É um dever para nós, por essas Almas que sofrem e contam conosco para sua libertação do Purgatório. Nós somos capazes de fazê-lo, portanto, através das nossas orações e, em particular, ao oferecer o Santo Sacrifício da Missa. Somos capazes de fazê-lo através de nossas penitências, penitências que devemos fazer bem, a fim de expiar a pena que é devida por nós pelos pecados que foram perdoados, e, a fim de diminuir o nosso Purgatório, e, se Deus quiser, e se Deus assim o desejar, a fim de nem sequer passarmos pelo Purgatório, mas para que possamos ir diretamente para o Céu, para nos juntarmos a Ele.  

Devemos, portanto, realizar sacrifícios pelas Almas do Purgatório, e também lucrar com o tesouro que a Igreja põe a nossa disposição: o tesouro dos méritos dos Santos, de todos aqueles que viveram aqui na Terra.  

A Igreja tem um tesouro de méritos que ela é capaz de colocar à disposição daquelas Almas que verdadeiramente desejam empregar esses méritos pelas Almas do Purgatório. A Igreja nos pede para executar determinadas orações, para adquirir estes méritos e aplicá-los às Almas do Purgatório. Isto é o que podemos fazer por elas! É um incentivo considerável para nós, um estímulo para santificar-nos. Se realmente entendêssemos o que as Almas do Purgatório sofrem, faríamos tudo o que é possível de nossa parte para empregá-los e evitar o Purgatório nós mesmos. 


Em relação às indulgências que a Igreja dá 

É bom saber deste repouso sobre uma verdade perfeitamente conhecida da Igreja em que temos de acreditar: a realidade do Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo.  

O próprio Concílio de Trento pede que evitemos entrar na sutileza do número de indulgências, de qualquer cálculo que seria feito, e de qualquer estimativa mais ou menos exata.  

Pode-se perguntar, por exemplo, se, através de uma Missa em um altar privilegiado, uma Missa, consequentemente, o que é dito, em um altar onde se recebe uma indulgência plenária, que se pode pedir pelas Almas do Purgatório, é absolutamente certo: a Alma para quem a indulgência foi aplicada será imediatamente entregue a partir de suas penalidades e pode ir para o Céu? Como regra geral, sim. Teoricamente, sim. Por quê? É porque a indulgência plenária é dada especificamente pela Igreja para a remissão completa das penalidades que são devidas a um pecado depois de ter sido perdoado. No entanto, como o Concílio de Trento bem explicou, depende de Deus dar esta indulgência. Esta indulgência, em seguida, depende de Deus. Deus vê as disposições de alma e, consequentemente, Ele é Aquele que é, em última análise, o Juiz de todas as coisas e do que estas Almas devem sofrer no Purgatório e das sanções que devem expiar. Como consequência, a pessoa não é capaz de chegar de forma absolutamente matemática à conclusão de que, a partir do momento em que se tem realizado um determinado ato ou uma determinada oração, a Alma é, necessária e absolutamente, livre do Purgatório. Isso depende de Justiça Divina. Nós devemos ter esperança, e devemos pensar que Deus, ao julgar todos os méritos que tenham sido adquiridos pela Igreja, os aplica para essas indulgências, e podemos realmente esperar que estas Almas sejam libertas.

Vivamos em união com as Almas no Purgatório, e peçamos a Maria Santíssima que ajudou no enterro de Seu Filho, para nos dar o amor e o respeito que Ela tinha com o Corpo de Seu Divino Filho. 

É por isso que devemos meditar sobre a realidade do Purgatório, e nos unir às Almas dos nossos irmãos, dos nossos pais, de nossos amigos falecidos, e de toda a inumerável multidão de Almas que não têm ninguém entre os seus conhecidos que reze por elas.  

Devemos, então, rezar frequentemente pelas Almas do Purgatório. A magnífica liturgia dos defuntos nos inspira assim.  

Infelizmente, é preciso dizer que, hoje, a maneira pela qual a reforma [do Vaticano II] tem tocado essas orações e as tem modificado, tem sido uma grande tristeza para a Igreja. 

Além disso, eu acho que é bom fazer alusão, igualmente, à reforma do Concílio [Vaticano II] sobre a cremação de corpos.  

Eu acho que se pode fazer alusão a isso no momento em que se está falando de nosso querido falecido. Esta escrito no Direito Canônico que aqueles que, de uma maneira ou de outra, expressam o desejo de ter seus corpos cremados após a sua morte devem ser privados de enterro eclesiástico. É a lei que eles devem ser, assim, privado.  

Sem dúvida a Igreja, no Concílio [Vaticano II], mudou essa lei, mas essas coisas são abomináveis!, já que, desde o início de sua existência, a Igreja quis que os corpos, que são templos do Espírito Santo, que foram santificados pelo Batismo, santificados pelos Sacramentos, santificados pela presença do Espírito Santo, santificado pela recepção do Sacramento da Santa Eucaristia, que estes organismos devem ser venerado.  

Note-se que, pelo Direito Canônico, até mesmo os membros de um cristão-católico que tenham sido amputados em um hospital devem ser enterrados, e eles não devem ser queimados. Vejam que grande veneração a Igreja tem para com os membros que foram santificados pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo!  

Nós, então, absolutamente, devemos recusar esse costume abominável que é, aliás, um costume maçônico.  

O Direito Canônico faz alusão às associações [secretas] em que é solicitado que os órgãos devem ser cremados, e estas associações são associações precisamente maçônicas. Um realmente se pergunta como alguém [o Concílio] foi capaz de aceitar essas coisas sem ser, sem ter sido influenciado por essas associações maçônicas.  

Devemos manter um grande respeito pelos corpos dos mortos, por aqueles que foram santificados [pelos sacramentos], e devemos enterrá-los como os cristãos sempre o fizeram. Devemos honrar nossos mortos e honrar nossos cemitérios. Os túmulos e sepulturas devem ser mantido perfeitamente, a fim de mostrar a fé que nós temos de que os corpos um dia serão ressuscitados.

Aqui vocês têm, meus queridos irmãos, nossos pensamentos, por ocasião do Dia de Finados que celebraremos amanhã. Vamos viver em união com as Almas do Purgatório, e peçamos à Virgem Maria, que ajudou no enterro de Seu Filho, para nos dar o amor e o respeito que Ela tinha com o Corpo de Seu Divino Filho. Peçamos-Lhe que nos dê também o respeito aos corpos dos fiéis que morreram, os nossos amigos falecidos, e parentes falecidos.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 


Traduzido por Eugene R. Berry, em Ecône - novembro de 1978. 
Revisado por Giulia d'Amore. 
Fonte: recebido por e-mail. 

* O texto tem algumas frases de compreensão difícil; deve se levar em conta que é um sermão, falado, e, portanto, sujeito a mudanças na estrutura da frase, ao falar. 





*

Um comentário:

  1. Missa pelos pecadores, Oferecendo ao Pai Eterno: O Preciosíssimo sangue de Vosso Divino Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo mundo; Por todas as Santas Almas do purgatório, pelo pecadores de todos lugares, pelos pecadores de toda igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos e pelo Papa; E em especial pelos falecidos da cidade de Matão-SP (Terra da Saudade), bem como MISSAS pelas almas de: Pedro Libório; Pedro José Libório; José Roberto Libório (Zé); Leonilda Sotta Libório (Nita); José Sotta; Antônio Sotta (Prégo); Laércio Sotta (Fóle); Antenor Aparecido Sotta (Nor); Maria Pilar Rocca Sotta; Lucila da Glória Sotta (Lu); Abel Caetano Alves; Vitória Tiêni; Vilma Tiêni; Ivone Tiêni; Leonildo Pastreli; Leonidas Gandini Pereira (Léo); Victorio D’agostino; Santo Hélio De Castro; “Seu”Antonio Pereira; Wagner Esteves; Antonio Augusto Coelho (Português); Wilson Luis Bertachini (Moio); Aureliano Biagioni; Luiz Rosa Junior (Luizão); Marcos Bertachini (Moinho); José Augusto Gomes Pires; Antônio Carlos Cioffi (Bigorna); Marcelo Lázaro Pereira; Aparecida Otrente Caldeira; Vanderlei Gomes Pires; Luiza Enge Nehrebecki; Ricardo Nerebecki E Therezinha Aquino Pecorari (Zina); bem como pela Saúde de Luiz Augusto Libório ( transtorno bipolar e sequelas do A. V. C.) e pela conversão salvação de: Wanderlei Libório (Wande); Sueli Aparecida Libório: Marcos Fernando Libório: Diogo Henrique Alves Libório; Ariane Alves Libório: Helen Müller e de Henre Müller. Amém.

    ResponderExcluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores